Nossos Serviços

Transformação estratégica

Apoiamos nossos clientes fornecendo excelente “food for thought”, desafiando os pontos cegos, organizando o processo de formulação de estratégia por meio de metodologias inovadoras de última geração e facilitando de forma dinâmica e empática a experiência de co-construção:

Formulação de estratégia

Usamos uma metodologia de trabalho original que garante o equilíbrio entre as contribuições das visões externa e interna, a ambição da equipe de liderança e as contribuições dos colaboradores, stakeholders e do ecossistema de inovação. Facilitamos o processo de pensamento estratégico combinando metodologias analíticas abrangentes (análise da indústria, cases, mapas estratégicos, inteligência competitiva, etc.), abordagens da era das startups (Design Thinking, Business Model Canvas, Lean Startup, jornada do usuário, prototipação e testes com usuários, …) e comprovadas ferramentas de acompanhamento e comunicação (roadmaps estratégicos, BSC, OKRs, …)

Inteligência Estratégica e Coletiva

O principal desafio é como obter de forma totalmente ética e legal informações táticas e estratégicas do ambiente externo para alimentar o desenvolvimento do plano estratégico ou plano de marketing.

Após a fase de escuta e diagnóstico, estruturamos e mobilizamos uma rede humana de Inteligência coletiva e implementamos um processo sustentável, sendo capaz de detectar e avaliar alertas precoces, oportunidades significativas e ameaças. O perímetro e o enfoque específico são definidos de acordo com os Key Intelligence Topics (KITs) e Key Intelligence Questions (KIQs) do cliente.

Estratégia Go-To-Market

Os clientes, frequentemente, solicitam nossa assistência para analisar a atratividade e viabilidade para entrar em um novo mercado, por exemplo, no Brasil ou na América Latina.

Atuamos como consultores de alta confiabilidades para o processo de tomada de decisão, trazendo inteligência de mercado e competitiva, dimensionando os mercados totais e endereçáveis, qualificando os fatores de sucesso de entrada no mercado e fornecendo insights para o planejamento do negócio. Com frequência, o projeto inclui a seleção e qualificação de potenciais parceiros ou alvos para aquisição.

Alianças e joint ventures

Devido a nossa experiência intercultural singular, a Crescendo é frequentemente solicitada para auxiliar clientes em parcerias ou JVs, especialmente, quando envolve negócios internacionais entre a Europa e a América Latina.

Atuamos em algumas situações desde a gênese da aliança para facilitar o alinhamento dos parceiros ao redor de uma visão estratégica compartilhada, de uma agenda de trabalho e um modelo de governança apropriado. Em outros casos, intervimos depois para avaliar o desempenho de uma parceria em andamento e para fornecer orientação para correções de rota ou melhorias.

Internacionalização

Alguns clientes desejam expandir seu escopo geográfico, seja no caso de internacionalização para grupos brasileiros, seja no caso de processos de tropicalização para grupos estrangeiros no Brasil ou na América Latina.

Fornecemos orientação estratégica e organizacional para alinhar a nova estratégia geográfica e orientar a execução da estratégia de internacionalização. De acordo com a necessidade do cliente, mobilizamos nossa rede de parceiros internacionais, principalmente na Europa e América Latina para complementar nosso suporte direto.

Transformação digital

A disrupção tecnológica na economia global obriga as empresas a posicionar o digital no centro da estratégia. Apoiamos e facilitamos o processo de planejamento e desenvolvimento de negócios para aproveitar as oportunidades oferecidas por novos modelos de negócios, ferramentas de tecnologia, processos de pesquisa qualitativa e quantitativa, métodos de UX, métodos de startups para melhorar a agilidade, eficácia e capacidade de resposta ao mercado:

Estratégia Digital

O objetivo é aumentar o dinamismo e a eficiência de uma organização através das tecnologias digitais, otimizando e desenvolvendo estratégias vencedoras em 3 dimensões: marketing, transações e relacionamento com o cliente.

Crescendo desenvolveu um framework para abordar a estratégia digital em 3 etapas: diagnóstico do estado atual tanto externo quanto interno, definição da visão, objetivos e modelo de negócio, e finalmente desenho e prototipagem do roteiro de transformação digital.

Gerenciamento de ventures/projetos digitais e de inovação

As empresas blue chips experimentam retornos econômicos decrescentes e são severamente desafiadas por disrupções trazidas por startups e novos entrantes. Uma resposta eficiente é estruturar uma iniciativa de inovação digital para se beneficiar de conexões e colaboração com os ecossistemas de inovação.

Em primeiro lugar, entendemos a estratégia e a cultura para definir objetivos estratégicos de inovação consistentes, realizar benchmarks e, em seguida, selecionar e definir a organização, governança e processo de inovação digital mais adequados. As opções típicas são a criação do zero, a construção de projetos de intra-empreendedorismo, a criação de uma comunidade de startups (competições de Open Innovation, crowdsourcing, etc.), a criação de um laboratório de inovação para hospedar e acelerar startups, investimentos ad-hoc em startups, criação de um fundo de Corporate Venture, etc.

Numa fase mais avançada, apoiamos os nossos clientes no desafio de transformar startups em scale-ups e industrializar a organização e os processos de negócio.

Pensamento digital

Muitos gestores não são nativos digitais e enfrentam desafios cognitivos ou de conceituais para explorar as novas oportunidades de negócios da era digital. Podem surgir conflitos dentro da empresa decorrentes de uma falta de entendimento mútuo, por exemplo, entre as populações mais seniors e millennials.

Aplicamos diferentes frameworks e técnicas para estimular a adoção de linguagens e práticas comuns, como Design Thinking, Lean Startup, Business Model Canvas, Project Canvas, estratégias de Plataforma, análise de efeitos de múltiplas redes, etc.

Este processo de trabalho permite que nossos clientes se tornem mais ágeis, mais inovadores, mais empáticos com clientes e usuários. A premissa básica é desenvolver projetos desejáveis, factíveis e viáveis.

Colaboração entre Startups e Corporações

Nossos clientes nos solicitam para atuar como mediadores entre grupos de grande / médio porte e startups buscando alinhar o propósito, identificar sinergias e ajustar o processo de colaboração.

Nosso apoio inclui o processo de escuta neutra bilateral, o realinhamento da eficácia coletiva, a definição de uma visão compartilhada e o alinhamento de um novo roteiro estratégico / tático conjunto. Periodicamente, re-avaliamos o status da colaboração para garantir a melhoria contínua.

Transformação Makers

Oferecemos inteligência sobre os desenvolvimentos de ecossistemas de Fab Labs, oportunidades de interação com os Makers por meio de expedições de aprendizagem, workshops, hackathons e processos de inovação para facilitar o design de provas de conceito ou MVPs.

Transformação organizacional e da governança

Realizamos o processo de escuta neutra externa que garante um diagnóstico abrangente e sistêmico da organização, compartilhamos as melhores práticas de design e governança, co-desenhamos a nova organização incluindo seus componentes hard e soft e, finalmente, apoiamos e acompanhamos o plano de transformação organizacional:

Integração pós-fusão

Muitas fusões nem sempre geram o valor econômico esperado pelos acionistas devido às dificuldades de integração cultural e de pessoas e alinhamento de seus modos de operação.

Um diagnóstico sistemático de due dilligence das organizações sell-side e buy-side nos permite identificar os pontos convergentes e divergentes entre as culturas e processos pré-existentes. Em seguida, definimos os fluxos de trabalho de integração, instalamos o escritório de gerenciamento de integração (IMO) e fornecemos suporte para detalhar e implementar o plano de transformação, seja transversalmente, seja com foco em workstreams específicos.

Transformação Organizacional Participativa

As alterações do macroambiente e do contexto competitivo e a consequente reavaliação das estratégias, obrigam as empresas a revisitar periodicamente a eficácia e eficiência da sua estrutura organizacional e a promover as adaptações necessárias garantindo um envolvimento profundo e autêntico dos seus colaboradores.

Uma abordagem participativa «bottom-up-bottom» implementada com o processo de mudança e acompanhamento permitindo a sustentabilidade e eficácia da nova organização. Nossa abordagem incentiva os colaboradores a serem os co-arquitetos da futura estrutura organizacional e estimula os gerentes criadores de sentido a se comportarem como líderes orientadores de suas equipes.

Reestruturação e Reorganização

Um grande desafio nos processos de reestruturação é manter o engajamento para motivar as pessoas que permanecerão na organização após a fase de downsizing. Normalmente as empresas investem a maior parte de sua energia na preparação e gestão do processo de redução de custos, esquecendo-se do dia seguinte e o imenso desafio da transformação humana.

Realizamos uma escuta para avaliar o contexto real e completo da reestruturação. Em seguida, reunimos a equipe de liderança para estabelecer a visão de transformação e o roteiro de transformação que inclui um conjunto consistente de fluxos de trabalho cobrindo todas as alavancas de desempenho (receitas, custos, eficiência de processos, cultura, etc.). Em seguida, implementamos e treinamos o esquema de governança de transformação encarregado de acompanhar todo o processo de reestruturação.

Alavancando a governança corporativa

No longo prazo, uma governança deficiente é o que enfraquece as organizações até sua eventual destruição.  Ao contrário as empresas duradouras e de alta performance possuem uma governança profissional, clara e assertiva com instâncias decisórias e de apoio definidas e um processo robusto.

O diagnóstico de governança da Crescendo é holística contemplando 5 dimensões chave : estratégia e negócios, gestão de riscos e monitoramento, composição e diversidade das instâncias, processos e dinâmica do Conselho de Administração, auto-avaliação dos Conselheiros. A partir desta fotografia, é desenhado o plano de transformação da governança, que pode incluir conforme a necessidade o desenho ou juste de instâncias ou papeis de governança, a eficácia coletiva do colegiado do Conselho de Administração, a revisão dos processos e o coaching de Conselheiros.

Desenho de governança operacional

A ausência ou descontinuidade das práticas de governança operacional tem causado forte perturbação nas corporações, como perda de senso coletivo; perda de eficiência e clareza relacionada à gestão de reuniões e do tempo; geralmente levando a empresa a um pior desempenho e um crescimento excessivo de estresse e sobrecarga de trabalho. O contexto do trabalho remoto e híbrido deve ser considerado de forma especial.

O diagnóstico inicial do Crescendo permite identificar o estado das atuais práticas de governança bem como as necessidades de evolução mais importantes. Posteriormente, nosso processo de coaching de equipes promove as práticas específicas de governança e acompanha os resultados de sua implementação nos fóruns executivos e rituais de gestão da empresa, considerando as particularidades e boas práticas para os ambientes online e offline.

Transformação cultural e gerencial

A cultura corporativa tem se tornado cada vez mais a vantagem competitiva decisiva de nossos clientes. Diagnosticamos e medimos a cultura corporativa existente por meio de ferramentas inovadoras, identificamos e formulamos a cultura e os valores esperados e, em seguida, co-desenhamos a estratégia de mudança cultural vencedora; finalmente, acompanhamos o processo de melhoria contínua:

Visão compartilhada

Quando visitamos empresas, ouvimos com frequência que a missão, a visão e os valores são apenas uma declaração de boas intenções nas paredes físicas ou virtuais, mas não uma realidade tangível e vivenciada no dia a dia por todos os colaboradores.

Desenvolvemos uma abordagem abrangente para que nossos clientes identifiquem e formalizam sua visão e valores de longo prazo com base em um processo de colaboração em toda a empresa e para garantir as atitudes Walk the Talk.

Eficácia Coletiva e Desenvolvimento de Liderança

As equipes de liderança e gerenciais geralmente enfrentam grandes dificuldades para lidar e solucionar espontaneamente seus desalinhamentos internos. Esta situação tem um impacto negativo no desenvolvimento de uma Equipe de Alta Performance, impactando principalmente 5 dimensões: confiança mútua, gestão de conflitos, processo decisório, efeito silo e foco no resultado coletivo.

Um processo de alinhamento coletivo a partir do autoconhecimento, ampliando-se para o conhecimento bilateral e mútuo, bem como os compromissos individuais de cada um dos membros da equipe. A metodologia inclui um diagnóstico sistêmico, um workshop da equipe, online ou offline e é frequentemente acompanhada por um processo de coaching de equipe e um desdobramento da abordagem de Eficácia Coletiva para os níveis gerenciais.

Em termos de desenvolvimento de liderança, oferecemos treinamentos-ação customizados e estruturados em 3 etapas: gerenciar a mim mesmo, gerenciar a equipe, gerenciar a empresa. O treinamento-ação contempla 3 tipos de atividades, formação em se, coaching de grupo e coaching individual, de forma a assegurar a implementação dos conceitos transferidos e obtenção de resultados práticos.

Transformação Cultural

Nossos clientes solicitam nosso apoio para estimular uma mudança cultural significativa, pois observam que a cultura existente se tornou um obstáculo para o progresso de acordo com sua estratégia.

Realizamos uma avaliação abrangente da cultura ‘As-Is’ vs ‘To-Be’ através de diferentes instrumentos (CTT, teia cultural, etc.) para obter uma avaliação mensurável quantitativa e qualitativa. Em seguida, co-desenhamos o plano de transformação cultural, com um portfólio de iniciativas com ganhos rápidos e ações estruturais. Por fim, acompanhamos a implementação e atuamos como treinadores culturais para acelerar a transformação.

Alinhamento Intercultural / “Tropicalização”

Temos observado inúmeros casos de insucesso empresarial (fusões, JVs, parcerias, projetos internacionais, novos empreendimentos…), especialmente no Brasil e na América Latina, devido à falta de alinhamento intercultural entre as partes interessadas.

A Crescendo realiza um diagnóstico do desafio intercultural, incluindo o mapeamento das culturas existentes (nacionais e corporativas); um plano de ação é co-elaborado com a gestão para fechar os ‘gaps’ interculturais. Inclui um workshop intercultural de desenvolvimento da equipe, treinamentos específicos para aumentar o conhecimento sobre as outras culturas presentes na organização e coaching executivo para expatriados / impatriados.

Aprendendo com a cultura de Startups

Grandes empresas da economia tradicional solicitam nossa assistência para se tornarem mais ágeis e adotar modos de operação influenciados pelas startups.

Organizamos e facilitamos expedições de aprendizagem e workshops de troca de experiências entre startups e grandes grupos. Treinamos e treinamos gerentes na introdução de novos conceitos e metodologias, como ‘Lean startup’, ‘pivot or die rituais’, ‘canvas project’, ferramentas digitais de colaboração, Design Thinking, etc.

Transformação de processos e desempenho

Avaliamos e fazemos benchmarks de desempenho dos processos de negócios vigentes, co-projetamos processos futuros com as equipes do cliente e construímos os planos de transição para cada processo, para garantir um novo nível de desempenho monitorado por objetivos e resultados-chave (OKRs), com KPIs FAST:

Redesenho de processos

O valor agregado da Crescendo está na facilitação da definição de prioridades para o redesenho de processos, no mapeamento e benchmarks externos, no compartilhamento de boas práticas, para desafiar os processos existentes e para fornecer orientação para a definição do processo futuros.

Implementação e Pilotagem Estratégica

Como conduzir a execução de uma estratégia de forma eficiente e sustentável atingindo todos os departamentos da empresa. Dessa forma, todos os colaboradores terão todos os seus esforços direcionados a objetivos alinhados.

Um processo coletivo para projetar os OKRs, incluindo um número limitado de objetivos estratégicos, resultados chaves, indicadores & metas, iniciativas breakthrough. Apoiamos a desdobramento vertical e horizontal dos objetivos e indicadores para cobrir a organização em todos os níveis hierárquicos, então treinamos o processo de pilotagem por meio de rituais trimestrais ou semestrais de Balanço e Revisão ágil da Estratégia. Frequentemente acompanhamos operacionalmente a implantação da pilotagem estratégica através do apoio de um PMO da Crescendo.

Gerenciamento de crise e Turnarounds

Muitas empresas não estão totalmente preparadas para enfrentar tempos difíceis ou de degradação do desempenho empresarial em termos de liderança, organização e operação.

A solução Crescendo inclui um diagnóstico para mobilizar a alta direção e implementar o apelo à mudança e sentido de urgência; workshop para alinhar os planos de ação e conceber o modo específico de gestão de crise; um processo de coaching de equipe de liderança para realimentar a dinâmica do progresso.